Troca de Experiências Entre Empreendimentos de Economia Solidária reúne empreendedoras populares no RJ

Troca de Experiências Entre Empreendimentos de Economia Solidária reúne empreendedoras populares no RJ

Evento realizado pela Asplande em parceria com o Consulado da Mulher discutiu meio ambiente, empreendedorismo popular e cooperação

img1

O Consulado da Mulher e a Asplande (Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento) promoveram nos dias 3 e 4 de maio o III Encontro de Troca de Experiências Entre Empreendimentos de Economia Solidária Gerenciados por Mulheres.

Realizado no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, o evento reuniu mais de 50 mulheres de diversos empreendimentos solidários espalhados pela cidade das áreas de alimentação e artesanato.

Além de dinâmicas de grupo e debates sobre autogestão, desenvolvimento sustentável, questões trabalhistas e cooperação, o encontro também abriu espaço para contribuições culturais, como apresentações de dança, música e poesia.

Acostumadas a utilizar as mãos para criar peças artesanais ou produzir alimentos, as participantes foram convidadas a criar uma mandala de retalhos coletiva. Por cima da peça, foram colocados pequenos papeis em que cada empreendedora respondeu à pergunta “O que meu empreendimento está fazendo para preservar o meio ambiente?”.

img2

Entre os grupos presentes, esteve o Maré de Sabores, projeto de oficina de gastronomia e culinária localizado na comunidade de Maré, que foi selecionado este ano pelo Fundo Fale Sem Medo para receber apoio financeiro e capacitações.

Em sua fala, a representante do projeto, Michelle Gandra, destacou seu empoderamento ao participar de uma rede solidária de trabalho. “Quando uma mulher participa de um projeto solidário, há um fortalecimento na sua capacidade”, contou. Ela também considerou de extrema importância a doação de eletrodomésticos realizada pelo Consulado da Mulher, que atua como parceiro da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré na assessoria do grupo, pelo programa Usinas do Trabalho.

img3

Representando o empreendimento Arteiras Alimentação, que ofereceu uma degustação de seus produtos durante o evento, Sara Graziela Ferreira Santos afirmou que o trabalho coletivo contribui com o desenvolvimento comunitário e individual de seus envolvidos. “Nossa marca, Arteiras Alimentação, faz com que eu chegue aonde a Sara, sozinha, não chegaria. Com o nosso grupo, tenho mais visibilidade como pessoa e profissional”, explica.

O empreendimento recebe assessoria da Asplande em parceria com o Consulado da Mulher , tendo sido, assim como o Maré de Sabores, contemplado com a doação de eletrodomésticos que facilitaram o armazenamento de produtos e a capacidade produtiva do grupo. “Essa doação foi vital para nosso empreendimento”, afirmou Sara, cujo negócio oferece serviços de coffee breaks e coquetéis.

No último dia do evento, foram realizadas oficinas de artesanato, em que as empreendedoras puderam trocar ideias e aprendizados na confecção de produtos sustentáveis e precificados de forma justa, como porta-moedas, colares de semente de açaí, chaveiro de piaçava e bonecas estilizadas.

A troca de saberes, técnicas e matérias-primas resultou na criação de produtos únicos, cuja renda gerada será totalmente revertida para o Fundo Solidário Rotativo Entre Mulheres Sempre Viva.

img4

 

Confira alguns depoimentos das participantes:

joanaJoana Darc Lage, educadora social do Lar Fabiano de Cristo

“O encontro é um marco neste momento em que a mulher tem se levantado de forma a ter voz para ter vez neste mundo machista e desigual em que vivemos. Fico muito emocionada quando participo deste tipo de evento e encontro mulheres simples, de pouco estudo e que tiveram muitos enfrentamentos na vida e as vejo com desenvoltura, com criticidade e muita garra e vontade de promover mudanças em sua vida, sua comunidade e consequentemente em nossa sociedade. Estas mulheres são a prova de que os esforços de movimentos populares como a Asplande, a CEMUFP e o próprio Consulado da Mulher não tem sido em vão. Promover a autonomia feminina, o empreendimento pessoal e social, a qualidade de vida e o resgate da família como o alicerce que viabiliza uma sociedade mais justa e humanizada é o que todos nós desejamos e necessitamos.”

 

cintia

Cyntia Matos, colaboradora da Rede de Mulheres

“O encontro me proporcionou uma oportunidade unica de estar junta com tantas mulheres diferentes e talentosas. É com muito prazer e satisfação que estou aqui neste espaço aprendendo, trocando experiencias e saberes feliz por aprender. ”

 

 

ednaEdna Costa, do grupo de artesanato Feito por Nós:

Para mim o encontro foi muito proveitoso, pois pude brincar e rever meus amigos. A troca de experiências foi fantástica, todas nós aprendemos um pouco uma com a outra. Esse tipo de encontro não tem preço. Cada dia que passa a mulher se empodera mais e isso é maravilhoso.

 

iraciIraci Ribeiro, colaboradora do grupo de artesanato Brasa Viva:

Gostei muito de participar do evento por ter a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e também saber que a parceria entre o Consulado da Mulher e a Asplande pode nos levar a grandes horizontes, basta estarmos atentas à estas oportunidades.

 

 

Clique aqui para conferir mais fotos do evento.