Edital Usinas do Trabalho: Consulado da Mulher seleciona novos projetos

Edital Usinas do Trabalho: Consulado da Mulher seleciona novos projetos

O Instituto Consulado da Mulher está promovendo o Edital Usinas do Trabalho para selecionar iniciativas de empreendedorismo feminino, que geram riquezas e desenvolvem um mundo mais justo e sustentável,  durante o período de 02 de maio a 28 de junho de 2013.

O edital vai selecionar 10 empreendimentos coletivos de destaque que sigam princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo. Os aprovados receberam:

  • Assessoria do Consulado da Mulher;
  • Doação de eletrodomésticos Consul (como meios de produção);
  • Divulgação do empreendimento no site do Consulado e da Consul;
  • 5 mil reais para investimento na infraestrutura do empreendimento;
  • Eventos de formação em gestão e economia solidária para compartilhamento de experiências de durante o período de assessoria;

Veja alguns dos pré-requisitos para participar.  Para mais detalhes,  leia o regulamento clicando aqui.

* Economia Solidária: o empreendimento deve ser popular e coletivo;

* Segmento do negócio: os empreendimentos devem atuar nas áreas de alimentação e lavanderia;

* Localização: devem estar localizados nas seguintes cidades:

Brasília – DF: Distrito Federal, Brasilândia de Minas, Sobradinho, Varjão, Lago Norte, Paranoá, Lago Sul, Candangolândia, Guará, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, SCIA(setor complementar de indústria de abastecimento),Vicente Pires e Taguatinga.
Belo Horizonte – MG: Baldim, Belo Horizonte (capital), Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu,Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
São Paulo – SP: São Paulo (capital) , Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos , Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista
Salvador – BA: Salvador (capital), Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
Recife – PE : Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno, Itapissuma e Recife (capital).
Fortaleza – CE: Fortaleza(capital), Caucaia, Maranguape, Pacatuba Aquiraz Maracanaú Eusébio. Itaitinga Guaiuba, Chorozinho, Pacajus, Horizonte São Gonçalo do Amarante Pindoretama e Cascavel.

 

* Protagonismo feminino: o empreendimento deve ter lideranças femininas atuantes e ser composto por, no mínimo, 70% de mulheres;

* Vulnerabilidade: 70% do grupo com renda familiar per capita igual ou inferior 1 salário mínimo mensal;

* Sustentabilidade: o empreendimento precisa ter no mínimo 6 meses de existência, infraestrutura mínima para a instalação dos eletrodomésticos a serem utilizados na produção,  perspectivas de formalização (CNPJ e Seguridade Social dos integrantes) e  possibilidade de crescimento e emancipação do negócio.

* Tecnologia Social: será valorizada a utilização de tecnologias sociais que estimulem a produtividade, segundo banco de Tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil.

* Formalização: Os empreendimentos que ainda não forem constituídos como pessoa jurídica deverão ser inscritos por uma entidade parceira que o seja e que tenha histórico de atuação/assessoria junto ao empreendimento.

 

A inscrição deverá ser realizada por representantes legais  ou, caso o empreendimento não seja constituído como pessoa jurídica, pela entidade parceira que presta assessoria ao empreendimento. Cada empreendimento só pode se inscrever uma única fez.

Para participar é fácil: Clique aqui para fazer o download do Formulário de Inscrição de Projetos – Programa Usinas do Trabalho. Após preenchê-lo, envie via e-mail para usinas@consuladodamulher.org.br até 28 de junho. Aguarde a confirmação de recebimento de sua mensagem, que validará sua inscrição.

Em 05 de julho serão divulgados os empreendimentos pré-aprovados aqui em nosso site, que passarão por visitas técnicas dos educadores (as) do Consulado para verificará a veracidade das informações compartilhadas para a seleção dos vencedores.

Os 10 selecionados e aprovados serão conhecidos em 30 de agosto por meio de divulgação neste site e a cerimônia de premiação acontecerá na cidade de São Paulo em  setembro, que contará com a participação de um representante de cada empreendimento aprovado.

Ajude-nos a divulgar este edital no Facebook e no Twitter.