A soma que multiplica

A soma que multiplica

Buscando inovar na criação de novas oportunidades de geração de renda para as mulheres que assessora, o Consulado da Mulher propôs aos empreendimentos de alimentação que se unissem para trabalhar em rede. O trabalho é dividido e os ganhos multiplicados. A chave do sucesso está na união e cooperação entre as pessoas.

Paraíso Saudável - SP - dez2014 (12)

A Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários, formada em 2011, reúne cerca de 90 mulheres ligadas a 14 empreendimentos de várias regiões da Grande São Paulo e Cubatão, prestando serviços de coffee-breaks e bufês, além de brindes corporativos e eventos. Os grupos aprenderam a se organizar, dividir tarefas e aumentar a produção, o que permitiu atender uma gama maior de clientes, oferecendo especialidades variadas como doces, salgados, sanduíches, refeições, etc. A renda destas mulheres aumentou mais de 100% desde o início do empreendimento, o que possibilitou a ampliação da capacidade produtiva e melhorias do local de produção, além da autonomia e empoderamento de cada participante.

Operando em rede, empreendimentos solidários compartilham oportunidades, ampliam a capacidade de atendimento e potencializam negócios

Oficina do Sabor CA - site consulado 1

Flavia Rodrigues, 27 anos, é uma das mulheres que teve a vida transformada com a iniciativa. Fazia um curso de culinária quando foi convidada para o empreendimento Paraíso Saudável, responsável pela gestão da Oficina do Sabor e do Carrinho do Sabor, que comercializam no Centro Administrativo da Whirlpool, em São Paulo. Hoje, além de produzir diversos tipos de alimentos, elas também compram de outros empreendimentos da rede, comercializam e administram a lanchonete. “Agora é muito mais responsabilidade. Para mim seria algo impossível, mas o Consulado acreditou, viu que tínhamos capacidade de administrar um negócio e ajudou a gente”, avalia Flavia.