Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários no ABC assume primeiro coffee break colaborativo

Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários no ABC assume primeiro coffee break colaborativo

Coletivo composto por 16 pessoas será responsável por serviço de alimentação em evento da Universidade Metodista de São Paulo

imagem-rede

O dia 20 de setembro será um dia especial para a recém-inaugurada Rede de Alimentação Solidária do ABC. Neste dia, seus 16 membros assumirão seu primeiro compromisso profissional coletivo.

Os empreendimentos Cia de Mulheres, Q’Sabor e Sabor Autêntico serão responsáveis pela alimentação do II Seminário SBCSOL – Mediações pedagógicas e metodologias participativas aplicadas ao processo de incubação dos empreendimentos solidários, que será realizado na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

A Rede do ABC, atuação regional da Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários de São Paulo,  visa unir e fortalecer empreendimentos solidários para que mais demandas sejam atendidas pelos grupos e eleve a renda desses homens e mulheres, promovendo, assim, princípios como a autogestão e o cooperativismo e o compartilhamento de conhecimentos.

Além de criar novas oportunidades de geração de renda, a experiência em rede promete ser ainda mais enriquecedora graças à diversidade de cada grupo envolvido.

Enquanto o Cia de Mulheres se notabiliza pela oferta de serviços de alimentação tradicionais como encomenda de salgados, doces e refeições, o Q’Sabor é destaque pelo profissionalismo e a dedicação com a qual seus membros – que são usuários da Rede de Atenção Psicossocial do ABC – assumem e cumprem seus compromissos e demandas. O Sabor Autêntico complementa o coletivo tendo como diferencial a proposta da alimentação saudável, assegurada pelo uso de produtos naturais na elaboração de seus produtos.

Em rede, cada grupo tem a oportunidade de conhecer e se inserir em realidades diferentes, participando de experiências que contribuem com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. A experiência não apenas protege os grupos, como os impulsiona a aceitar desafios e demandas que seriam difíceis se realizadas em poucas pessoas.

Sobre o evento

O objetivo II Seminário SBCSOL – Mediações pedagógicas e metodologias participativas aplicadas ao processo de incubação dos empreendimentos solidários é aprofundar o debate sobre as principais características dos trabalhos associados, tendo como referência os empreendimentos solidários, sob três aspectos:

  • Empreendimentos solidários e relações de trabalho no Brasil;
  • Mediações pedagógicas na busca da autonomia e da emancipação humana;
  • Metodologias participativas na construção de novas formas de apreensão crítica e transformação da realidade local.

No período da manhã será feita a solenidade de abertura com a presença de autoridades da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista de São Paulo. Em seguida, haverá a mesa principal de debate com a presença do diretor da Secretaria Nacional de Economia Solidária / Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE), Valmor Schiochet, que é experiente em temas como mudança tecnológica, economia dos recursos humanos, economia regional e urbana, planejamento educacional e economia internacional.

Estarão presentes, também, Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC/SP, autor de diversos livros, como “O que é poder local?” e  Cicilia Peruzzo, referência em comunicação comunitária e docente da Universidade Metodista de São Paulo.

No período da tarde, serão realizadas apresentações de trabalhos sobre os temas debatidos e também oficinas práticas sobre: consultoria de imagem pessoal e profissional, “roda de conversa” sobre reciclagem e sensibilização à palhaçaria ministrada pelo grupo “Nó Cego Palhaços” incubados pela SBCSOL.

Confira a programação:

Programação
08h – 08h50 – Recepção, credenciamento e café da manhã.
08h50-09h00 – Início com apresentação da Pastoral  do Núcleo de Arte
09h-10h – Mesa de abertura
10h – 11h – Apresentação da equipe da SBCSOL – realizações e desafios em seu primeiro ano de trabalho
11h-12h30 – Mesa Principal: Mediações pedagógicas e metodologias participativas aplicadas ao processo de incubação dos empreendimentos solidários
12h30-14h – Almoço
14h-16h – Apresentação de papers e oficinas
16h-16h15 – Café da Tarde
16h15 -17h30 – Conclusões e Encaminhamentos
17h30 – 18h – Atividade de encerramento, avaliação de reação e apresentação do Empreendimento “Nó Cego Palhaços”

 

Data de realização: 20 de Setembro de 2013
Horário: 8h às 18h
Local: Salão Nobre – Campus Rudge Ramos
Universidade Metodista de São Paulo
Endereço: Rua Alfeu Tavares, nº149-  Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP