Prêmio Usinas do Trabalho 2014 aposta em sonhos que fazem a diferença

Prêmio Usinas do Trabalho 2014 aposta em sonhos que fazem a diferença

Cerimônia de premiação do Instituto Consulado da Mulher reconheceu o trabalho de brasileiras empreendedoras

capa_site
Orgulho, emoção e pertencimento. Estas foram as palavras – ou melhor, hashtags – usadas por colaboradores e diretores da Whirlpool Latin America para descrever o Prêmio Usinas do Trabalho 2014 promovido pelo Instituto Consulado da Mulher.

Também pudera! Relaxados e com suas gravatas afrouxadas, eles puderam conhecer de perto algumas das empreendedoras apoiadas pela principal ação social da empresa, que já beneficiou mais de 32 mil mulheres de ‘força, raça e gana’ em 12 anos de atuação.

Embalada pela música ‘Maria, Maria’, a cerimônia, que aconteceu na última terça-feira, contou também com a presença de organizações parceiras como a Azul Linhas Aéreas, Hotel Ibis, BNDES, Embraco, Pacto Global da ONU, Secretaria de Políticas para Mulheres, além de outros ilustres convidados.

A Diretora Executiva do Consulado da Mulher, Leda Böger, ressaltou que “em seu segundo ano consecutivo, o Prêmio Usinas do Trabalho permite reconhecer iniciativas de empoderamento feminino que são histórias de destaque nas comunidades brasileiras”.

Também mencionaram a importância de investir nas pessoas Armando Valle Jr, Vice-Presidente de Manufatura, Relações Institucionais e Sustentabilidade, e Nathalie Tessier, Vice-Presidente de Marketing da Whirlpool Latin America, exaltando a Consul como uma marca presente na vida dos brasileiros e que aposta nos sonhos que fazem a diferença.

A emoção tomou conta do Club Transatlântico, em São Paulo, quando a empreendedora Francisca da Silva, a Xica, vencedora da edição de 2013 e integrante da Rede de Alimentação UAI, de Belo Horizonte, contou sobre como sua autonomia econômica a levou a superar a violência doméstica e a como os eletrodomésticos da Consul ajudaram seu grupo a conquistar novos mercados.

whp

Na sequência, foi a vez das atuais vencedoras do prêmio tomarem o palco com discursos de agradecimento e falas de esperança. “Minha mãe sempre me disse que a Consul era uma marca de confiança. Nossa primeira geladeira foi da Consul. Nós sempre confiamos na marca e agora vemos que essa confiança tem retorno. É uma empresa que se preocupa com as pessoas, principalmente com as mulheres“, contou emocionada Neumária Cordeiro Soares e Silva, do Grupo Sabor da Roça de São Pedro do Piauí.

Outra convidada que deu o que falar foi a empreendedora social Regina Tchelly, do Favela Orgânica, iniciativa com sede no Rio de Janeiro, que oferece oficinas em gastronomia alternativa, consumo consciente e compostagem caseira. Regina arrancou risos do público com seu jeito descontraído e alegre, demonstrando sempre amor à vida e respeito à terra.

Com uma fala inspiracional direcionada às vencedoras do prêmio, a chef de cozinha paraibana, enfatizou que nem tudo são flores na vida de uma empreendedora, mas que com persistência e autoconfiança é possível prosperar.

convidads

Confira os 10 projetos premiados:
Associação das Mulheres do Assentamento Monte Alegre Seis – SP, Grupo Aiyra’s d’Aram Filhas do Sol – RN, Associação de Mulheres Produtoras Rurais na Agricultura Familiar do Município de São Pedro do Piauí – PI, COOPEAFAC Cristinápolis – SE, Essências do Cerrado – MG, Artculinária – RJ, Mulheres Rurais Tecendo Novas Relações de Trabalho e Gerando Renda – PE, Mulheres do Recanto da Natureza – PR, Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – BA, Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Piau – BA.