Projeto de geração de trabalho e renda beneficiará moradores do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança.
Foi uma sexta-feira atípica no Vila Nova Esperança: crianças corriam com os rostos pintados, enquanto alguns moradores se aglomeravam nas janelas de seus apartamentos para acompanhar os acontecimentos..
Faltava pouco para ser inaugurada a LavPaty, lavanderia solidária que será fonte de trabalho e renda para moradores do bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Uma conquista, um sonho.
Para a prefeita da cidade, Maria Antonieta de Brito, o projeto implementado pelo Consulado da Mulher em parceria com a prefeitura do Guarujá é um complemento para os programas habitacionais do governo. “É a renda que vai fazer as pessoas garantirem seu dia a dia. Acordar e saber que vai ter café da manhã, almoço e janta, a fruta da criança, um doce. Que vai ter condição de pagar a conta de luz, a conta de água, o imposto. (Antes), a realidade desses moradores era outra”, disse em seu discurso.
Isso porque, há quatro anos, as famílias envolvidas no projeto moravam às margens do rio Acaraú, a poucos metros dali, em casas de palafita com risco de desmoronamento a qualquer sinal de chuva. O céu encoberto daquela sexta-feira já não é mais uma preocupação para eles, que atualmente vivem em apartamentos próprios construídos por meio de parcerias entre governo, empresas e entidades não governamentais.
Tendo conquistado seu próprio espaço de trabalho, as personagens principais da LavPaty veem este passado cada vez mais distante. Hoje, elas são profissionais do ramo da lavanderia, sem tempo para lamentações e muito trabalho pela frente.
“Tragam suas roupas para gente lavar! A gente está aqui para trabalhar. Na hora que vocês colocarem a cabecinha no travesseiro, vocês vão sentir o perfume das nossas mãos!”, disse, arrancando aplausos da plateia, Ivani Batista Ramos, de 65 anos que, a partir desta segunda, estará à frente da lavanderia junto a outras moradoras da comunidade.
O coordenador de programas de geração de renda do instituto Consulado da Mulher, Christiano Basile, reforçou a importância do empreendedorismo popular como alternativa para pessoas que estão à margem do mercado formal de trabalho. “Agora começa um aprendizado muito relevante para quem pensa em um mundo mais justo e solidário. Este mundo necessita que se ofereça mais oportunidades de trabalho, que se acredite nas pessoas, e que elas sejam capazes de desenvolver seu próprio empreendimento. O emprego não é a única maneira de trabalho”.
Também esteve presente na inauguração Guilherme Marco de Lima, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool Latin America, principal mantenedora do Consulado da Mulher, e que desde o início do projeto, tem mobilizado recursos para transformar a LavPaty em realidade. “Ao direcionarmos investimentos para a mulher, não direcionamos só para a mulher em si, direcionamos a iniciativa sabendo que a comunidade inteira é atendida, e isso nos dá orgulho. Isso mostra que o caminho perseguido há mais de 10 anos pela Consul através do Consulado da Mulher tem sucesso”.
E o sucesso citado por Guilherme é mensurado, sobretudo, pela qualidade de vida promovida nestas comunidades e confirmada em depoimentos como o de Simone Bispo, uma das empreendedoras que irá trabalhar na lavanderia: “Agora trabalho numa coisa que eu acredito e que tem tudo pra dar certo. Eu saio daqui, vou pra minha casa, e ainda posso cuidar dos meus filhos”, afirma Simone, que antes gerava renda em trabalhos esporádicos como faxineira e agora assumiu o cargo de representante comercial da lavanderia. Ela não esconde seu entusiasmo e alegria.
E é com essa energia positiva que a LavPaty atende suas primeiras demandas e traz para os moradores do Vila Nova Esperança a oportunidade de gerir e fazer prosperar um negócio próprio. A lavanderia está localizada na Av. Atlântica, número 1.205.
Confira o que já saiu na imprensa sobre a LavPaty:
Comments