Panetones Omunga: uma ação para transformar vidas

Panetones Omunga: uma ação para transformar vidas

Valor arrecadado com a venda do produto será revertido para projetos sociais

chocotones omunga - 2015

Nesta época do ano, a chegada do Natal faz despertar o espírito de solidariedade, por isso, nada mais simbólico do que um presente que tem o poder de transformar histórias.

A partir deste mês, começam a ser comercializados os Panetones Omunga, com o objetivo de arrecadar recursos para os projetos da Omunga Grife Social. O quitute natalino é produzido em parceria com a La Padocca – Burger, Cozinha e Café – e está disponível em três sabores: brigadeiro, doce de leite e beijinho.

O valor obtido com a venda dos doces, além de pagar os custos da produção, será convertido para os projetos sociais Escolas do Sertão e Livros para África, que atendem a quase seis mil crianças em regiões de extrema vulnerabilidade social por meio da educação. Além disso, o dinheiro também será destinado à criação do Instituto Omunga, somando forças ao lado da Grife Social.

“Nosso espírito é chegar aonde poucas pessoas se dispõem a ir. Em nossos projetos, usamos o professor como o agente da transformação. Com a criação do instituto, os projetos serão desenvolvidos em larga escala e assim potencializaremos as ações sociais, pois não dependeremos apenas de recursos provenientes da venda de nossos produtos”, explica Roberto Pascoal, empreendedor social e fundador da Omunga.

Em 2014, em parceria com o Instituto Consulado da Mulher e o Projeto Solabor, do curso de Gastronomia da Univille, a Omunga capacitou empreendedores de Joinville para a produção de mais de dois mil chocotones. A ação social gerou uma renda média de R$ 724 para cada uma das 22 pessoas, em duas semanas de trabalho. Elas também contaram com auxílio transporte e alimentação, aprenderam técnicas de fabricação a agregaram conhecimento.

Além de potencializar a geração de renda local desde o início da cadeia produtiva, a ação beneficiou milhares de jovens em comunidades de carência extrema, atendidos pelos projetos da Omunga Grife Social.

Para 2015, a meta é comercializar cinco mil unidades. Como neste ano os panetones serão produzidos em maior escala, para assegurar a qualidade e o cuidado com a manipulação do alimento, o processo de fabricação será industrializado. O Instituto de Pesquisas de Joinville (IP) também atuará em parceria para garantir o cumprimento das normas de segurança e higiene e a excelência do produto.

Parceria

O responsável por desenvolver as receitas de brigadeiro, doce de leite e beijinho foi o confeiteiro Júlio César da Rosa, da La Padocca. O doce poderá ser comprado no estabelecimento por R$ 24,90 cada (para compras abaixo de dez unidades); R$ 22,90 cada (para compras de 20 a 49 unidades) e também será vendido em grande quantidade (acima de 50 unidades), por R$ 19,90.

Pedidos corporativos podem ser feitos via e-mail pelo endereço panetones@omunga.com.

Rosiani Duarte, sócia-administradora do restaurante, explica que a causa social foi a grande motivação para desenvolver esse projeto com a Omunga: “Todos os sócios da La Padocca estão envolvidos em projetos sociais e também com a Omunga, por isso aceitamos o convite com muito carinho e com a certeza de que será uma grande parceria”, afirmou.