Nossa participação na Conferência de Mulheres Empreendedoras das Américas

Nossa participação na Conferência de Mulheres Empreendedoras das Américas

Encontro promovido pelo We Americas reuniu mulheres fortes e inteligentes de toda a América Latina e Caribe

post_weamericas
Por Erica Zanotti
Coordenadora de Relações Institucionais do Consulado da Mulher

Conheci o programa We Americas (que em inglês é Women Entrepreneur Americas e significa Mulheres Empreendedoras das Américas) em janeiro de 2013, quando fiquei sabendo que tínhamos sido pré-selecionados para receber uma doação do governo do s Estados Unidos pro projeto da LavPaty em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Depois de preencher muito formulário e fazer entrevistas por telefone, lá pelo meio do ano eles contaram que tínhamos sido selecionados, o que foi motivo de muita felicidade. Só quem trabalha em organizações sociais pra saber o quanto cada centavo pode fazer a diferença na vida de uma pessoa.

Enfim, até este momento eu não sabia muito bem do que se tratava o programa até que fui convidada pra participar de uma conferência em Santiago do Chile e tive a oportunidade de entrar neste “mundo mágico” das mulheres empreendedoras.

O We Americas é, na verdade, uma rede de mulheres empresárias que vai desde dona de loja de artesanato que trabalha com comunidades tradicionais na Guatemala até fundadora de agência de publicidade, designer de bolsas e líder de cooperativa de tecidos típicos Bolivianos.

Todas mulheres incríveis, Inteligentes, fortes, capazes que criaram uma associação internacional onde trocam experiências, fazem networking, ensinam umas às outras e fazem negócios seja online ou nos encontros anuais, que também é organizado por elas de cabo a rabo.

Foram três dias de muito aprendizado. Os temas tratados oficialmente foram: finanças – qual a melhor forma de financiar o seu empreendimento nos diferentes estágios: start up, fase de crescimento ou de expansão (para saber mais sobre este tema, clique aqui) e a importância da qualidade e inovação do produto oferecido. Já os que foram tratados extra oficialmente foram muito diversos: como gerir um negócio e cuidar de filhos, que delicia é poder “fugir de casa” por uns dias e ficar só entre amigas, roupas, histórias de amor (até consegui umas pro meu blog), a dificuldade de manter atualizado um plano de negócios, maquiagem, viagens, o ambiente corporativo com maioria masculina, a importância do cuidado, com as pessoas, o negócio, o planeta e incontáveis outros.

Sai de lá de alma lavada e me sentindo privilegiada por poder estar presente num fórum desta magnitude. Os meus dias ali só me fizeram perceber mais uma vez que nós mulheres somos capazes de muito mais do que acreditamos ser, somos capazes de realizar tudo aquilo que queremos, que sonhamos. E ainda, me fizeram sentir ainda mais orgulho do trabalho que realizamos no Consulado da Mulher, empoderando mulheres em situação de vulnerabilidade para que se tornem empreendedoras de sucesso, assim como estas do We Americas.