Metodologia do Instituto Consulado da Mulher é sucesso em Juruti (PA)

Metodologia do Instituto Consulado da Mulher é sucesso em Juruti (PA)

 Parcerias que transformam!

 

Em mais uma parceria de sucesso com o Instituto Alcoa, em Juruti/PA e o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), a metodologia do Instituto Consulado da Mulher trouxe resultados significativos às empreendedoras que participaram do projeto, bem como à população local. Através do Projeto Dona´s que apoiou pequenas empreendedoras dos mais diversos ramos, como artesanato, costura, alimentação, beleza e esmalteria residentes na cidade de Juruti/PA. Mais de 50 mulheres foram contempladas com o objetivo de deixar o seu negócio mais rentável, dentre elas 32 foram para mentoria, com voluntários da Alcoa, ao todo 42 colaboradores acompanharam as empreendedoras durante este processo.

O projeto Dona’s oportunizou a incidência de atividades e conteúdos significativos que transformaram a comunidade de Juruti/PA, visto a profissionalização de empreendedoras locais que modificaram a forma como geriam seus empreendimentos. “Esta é a segunda parceria do Instituto Alcoa com o Consulado da Mulher. A primeira edição, em São Luís-MA, do Projeto Mulheres Empreendedoras apresentou excelentes resultados. E isso nos motivou a levar a metodologia para Juruti-PA. Contamos também com a parceria do IJUS – Instituto Juruti Sustentável para a execução do projeto. Esta parceria tripla mostrou que a atuação em rede é a melhor forma de alavancar os resultados e proporcionar impacto no território. A participação e engajamento de voluntários e voluntárias da Alcoa, através de sua rede de mulheres, a AWN – Alcoa Women’s Network, proporcionou a troca de conhecimentos e sabedorias. Os resultados alcançados em Juruti demonstram o compromisso e o desejo de promover o desenvolvimento das pessoas em sua integralidade” – Monica R Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

As mulheres receberam acesso a metodologia do Instituto Consulado da Mulher focada em gestão de negócios, empreendedorismo, finanças, pessoas e marketing. Além de, conteúdos extras de lives no canal do Instituto Consulado da Mulher no Youtube, com as temáticas de Marketing Digital, Fluxo de Layout do Espaço de Produção, Produtividade e Autoconhecimento e Instagram.

Tudo para que elas pudessem conduzir os seus empreendimentos com mais confiança e conhecimento para manter a sustentabilidade do negócio.

Amplia-se essa compreensão frente aos investimentos realizados nos empreendimentos ao longo do projeto, ambas doações incidiram no faturamento do comércio local, possibilitando novas oportunidades e geração de renda a outras pessoas.“Levar a metodologia do Consulado até Juruti foi uma experiência nova e encantadora. Foi literalmente atravessar o país de avião e depois o rio Amazonas de barco para compartilhar a nossa experiência assessorando “nano” negócios à mulheres incríveis, que encheram a nossa bagagem com o conhecimento delas, possibilitando, a partir dessa troca, ter os resultados que pudemos observar na prática – 32% mais din din na renda mensal de uma família não é pouca coisa, ainda mais em ano de pandemia. Ainda tivemos a chance de observar o crescimento pessoal de cada uma das mulheres que chegaram até o final do projeto conosco e até mesmo em voluntárias e outras pessoas da comunidade. Foi realmente engrandecedor para nós do Consulado poder realizar este projeto. Sou muito grata à Alcoa por viabilizá-lo e ao IJUS por colocá-lo em prática de forma tão eficaz” – Érica Zanotti, gerente de projetos sociais do Consulado da Mulher.

Ao todo 42 empreendedoras receberam investimentos em seus empreendimentos ao longo do projeto e ao fim 28 empreendedoras foram contempladas novamente com doações. O escopo de itens doados é amplo, e se pautam na demanda individual do desenvolvimento de cada negócio. A proposta é que o investimento possibilite o aumento da produtividade da empreendedora, e consequentemente amplie suas vendas, faturamento e renda. Estruturando dessa forma o empreendimento em um prazo de menor tempo. Neste sentido, a partir do item doado a empreendedora pôde buscar o desenvolvimento de outras frentes do negócio.

É possível comprovar os resultados satisfatórios desta parceria frente a análise dos empreendimentos que passaram pelo Projeto Dona´s, esses tiveram aumento de 32,40% na renda, 28,67% de aumento no faturamento, 227% de aumento na poupança e 45,67% de aumento no investimento, valor injetado por elas para crescimento do empreendimento. “Conseguimos atingir ótimos resultados com o projeto Dona’s. Empoderar as mulheres de Juruti é muito importante. Socialmente temos um dos maiores índices de violência contra a mulher no estado. Ações como essas são fundamentais para dar dignidade, liberdade e autonomia às mulheres” – Maria Raimunda Melo (Deise), Presidente do Instituto Juruti Sustentável.

O Projeto Dona’s possibilitou às empreendedoras assessoradas ao longo deste período a profissionalização da gestão do negócio, fazendo com que essas mulheres se tornassem realmente Dona’s de seu empreendimento, de sua história, de sua carreira, de seu dinheiro e de seus sonhos. Possibilitando a elas o empoderamento feminino e ampliação de seu faturamento e geração de renda, mas principalmente, as tornando centrais no comando e decisões em suas vidas. Denotando a importância de seu negócio não só para sua vida e família, mas também para sua comunidade local.

O Projeto Dona’s concretiza sua proposta de forma célebre em ofertar às mulheres de Juruti/PA, uma nova perspectiva de como empreender e ter uma reserva financeira. Quatro dessas mulheres contam que hoje têm mais confiança em gerir seu negócio. Conheça a Mireia, Érica, Degenane, e Thatianna, empreendedoras que concluíram com êxito o Programa de Educação Empreendedora da parceria entre Instituto Consulado da Mulher, Instituto Alcoa e Instituto Juruti Sustentável – IJUS.

“Com o Projeto Dona´s passei a incentivar mais pessoas”

Mireia aposta na arte da culinária, com deliciosos pães caseiros, mas também complementa a renda através da revenda de roupas e catálogos de produtos.Ficou sabendo do Projeto através do Facebook e não pensou duas vezes. Ela que já era autônoma há mais de 10 anos, decidiu que precisava de mais informações para continuar empreendendo. Foi no Projeto Dona´s que viu e aprendeu tudo o que precisava para melhorar a sua organização. “Depois que passei pelo Projeto, ganhei um novo ânimo, percebi muitas mudanças positivas”, conta a empreendedora.

O Projeto Dona´s devolveu a autoconfiança de Mireia, ela conta que o curso ajudou a trabalhar a sua autoestima e confiança. “Hoje me sinto mais valorizada e com o projeto passei a incentivar mais mulheres, eu gosto de fazer isso. Repassar o que aprendi para outras pessoas faz eu me sentir mais capaz”, complementa ela. 

“O Projeto Dona´s foi um divisor de águas na vida de todas que participaram”

Érica considera que todo o conhecimento que adquiriu através do Projeto foi algo muito valioso que vai levar para a vida toda. Apaixonada pelo artesanato, a empreendedora conheceu a iniciativa por meio das redes sociais e decidiu que era o que precisava para seguir com o “Vivendo de Arte”, o seu negócio junto com mais duas amigas. “Eu não tinha noção de como administrar o negócio, tinha muita dificuldade em precificação, finanças e como poupar dinheiro”, conta ela.

A empreendedora conta que as mudanças começaram a chegar ao seu negócio já a partir da primeira aula, isso porque mudou a sua forma de pensar. Cada aula ajudava a ter novas ideias, a saber mais sobre a forma certa de empreender e a dar mais segurança de que o negócio tem potencial para prosperar. “O Projeto Dona´s foi um divisor de águas na vida de todas que participaram, colocando em prática tudo o que aprendemos, melhoramos a qualidade do nosso negócio e com isso, valorizamos o nosso trabalho”, orgulha-se Érica. 

“Eu aprendi que a valorização do meu trabalho, começa por mim”

Ao perder os pais ainda muito nova, Thatianna sempre precisou procurar algo para fazer, algo em que pudesse desenvolver as suas habilidades. Através do artesanato começou a empreender e chegou até o Projeto Dona´s. Foi uma amiga quem apresentou essa oportunidade à empreendedora. “Eu preenchi minha inscrição, mas não acreditava que iria passar na seleção”, lembra-se ela.

Com as aulas do Projeto se viu diante de muitos aprendizados e processos de desenvolvimento, não só no empreendimento, mas na vida pessoal também. “O aprendizado mais importante foi valorizar o meu negócio . Aprendi que a valorização do meu trabalho começa por mim, se eu valorizo o que eu faço, outras pessoas vão valorizar também”, conta Thatianna. Hoje, está mais confiante para fazer fluxo de caixa, trabalhar com marketing e planejar estratégias. “É um conhecimento que vou levar para a vida toda”, conclui.

“Posso dizer que sou uma Mulher Empreendedora  e sei que um dia vou alcançar meu objetivo que é ter meu espaço para colocar os meus trabalhos”

Concursada e trabalhando como merendeira em uma escola, Degenane concilia o trabalho com o seu negócio de artesanato e também o trabalho voluntário na cozinha da igreja que frequenta.Quando aprendeu artesanato, começou a confeccionar redes, toalhas com bordado russo, bichinhos de pelúcia, canetas personalizadas e muito mais. Conheceu o Projeto Dona´s através de outro projeto também do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), aí não parou mais.”Hoje não conto só com o salário que ganho, tenho meu dinheiro extra e aprendi como administrar o que entra, sem gastar o capital de giro que é bem importante”, orgulha-se ela.

Colhendo os frutos do trabalho que realiza, somado aos aprendizados que adquiriu através do Projeto, Degenane já ajudou o marido a realizar o sonho de gravar um CD. “Através do Dona´s,  aprendi a valorizar o meu trabalho”, completa. 

O Consulado da Mulher acredita em quem acredita!