Corro Por Elas incentivou primeiros trotes do grupo de corrida da Whirlpool

Corro Por Elas incentivou primeiros trotes do grupo de corrida da Whirlpool

Colaboradores começaram a prática esportiva correndo por elas e agora correm pelo próprio bem estar

_corroporelas'

Crédito: Álvaro Perazzoli / Laborazoli

Em 2011, o especialista em TI, Wanderly Timoteo, e o especialista em Business Intelligence, Caio Olsen, estavam longe do condicionamento físico que desejavam. Tinham vontade de praticar corrida de rua, mas lhes faltava coragem. “Era algo que queríamos fazer, mas nunca começávamos”, conta Wanderly.

_box1Foi quando ouviram falar da primeira edição do Corro Por Elas em São Paulo, evento beneficente promovido pela Gestão de Saúde da Whirlpool Latin America e o Instituto Consulado a Mulher, com o objetivo de integrar os colaboradores da multinacional com seus familiares e amigos em uma manhã de caminhada e corrida.

Era o pontapé que faltava para que a dupla começasse a treinar para a primeira edição da prova, cuja distância era de 4,5km.  “Saímos eu, o Wanderly, o (Fernando) Enobi e o César (Batista) na velocidade máxima. Fomos diminuindo a velocidade e conseguimos finalizar. Foi a prova mais curta que fizemos, mas também a mais difícil porque foi a primeira”, descreve Caio aos risos.

Para ele, a estreia do Corro Por Elas foi mais do que positiva: “A gente costuma ver as pessoas aqui dentro da empresa, né? Lá foi diferente. Encontramos o pessoal daqui fazendo atividade física. Esse sentimento fez com que a gente buscasse outras corridas, que a gente tivesse essa mesma experiência. Foi uma prova bem organizada, que nos motivou a continuar correndo.”

Wanderly destaca ainda que o evento é um importante momento de lazer e integração entre os colaboradores da Whirlpool. “É legal a integração. Ver pessoas da empresa para falar de coisas que não envolvem trabalho, estar ali sem obrigação. E não vemos só colaboradores. Conhecemos a mãe, o tio, o primo de nossos colegas de trabalho”.

Depois de participarem do Corro Por Elas, não demorou para que Caio e Wanderly não só ingressassem no mundo das corridas, como também criassem laços ainda mais fortes com outros colaboradores da empresa.

“Por meio do Corro Por Elas criamos um grupo de oito pessoas com o pessoal que conhecemos do Atendimento ao Cliente para participar da Ayrton Senna Racing Day que foi nossa primeira prova oficial. A partir dela, começamos a puxar novos grupos e não paramos mais. É por isso que existe o Grupo de Corrida que todos nós conhecemos hoje”, conta Wanderly.

Atualmente, mais de 100 pessoas recebem o boletim semanal enviado por Wanderly com o calendário anual de corridas, uma planilha com o ranking de quilômetros percorridos por cada membro do grupo, fotos de provas ocorridas no final de semana e dicas de treinos, motivação e alimentação.

“São 60 pessoas ativas no grupo, entre elas, representantes da unidade São Paulo, do Centro Administrativo, das unidades de Rio Claro, Joinville e Manaus, além de colaboradores da Argentina e de Benton Harbor, nos Estados Unidos”, explica o especialista em TI, que vai participar da Maratona de Chicago, em outubro deste ano.

corroporelas_tres

À esquerda, Wanderly na chegada da segunda edição do Corro Por Elas, em 2013. No meio, Caio na última edição da corrida. À direita, a dupla com companheiros de equipe.

Para Caio, os benefícios da corrida vão além de um melhor condicionamento físico: ela pode ser um importante aliado contra a depressão, o estresse e a ansiedade: “Ela traz benefícios mentais também. As pessoas que estão melhores condicionadas e que conseguem esquecer os problemas do trabalho em uma atividade prazerosa como a corrida ficam mais motivadas e preparadas para superar os problemas”.

“Tenho visto pesquisas que dizem que pessoas que treinam de manhã são mais produtivas e fáceis de lidar. Toda empresa deveria incentivar a prática de exercícios físicos. Todo mundo sai ganhando”, finaliza Wanderly.

mailing lis

Sobre o Corro Por Elas

_box2Pegando carona na explosão do número de corridas de rua, o Instituto Consulado da Mulher e a Gestão de Saúde da Whirlpool Latin America criaram, em 2011, o Corro Por Elas, evento esportivo de corrida e caminhada que promove saúde, qualidade de vida e solidariedade entre colaboradores da multinacional, familiares e amigos.

A iniciativa começou em São Paulo e agora acontece também em Joinville e Rio Claro, onde a empresa possui unidades fabris. Toda a verba gerada com as inscrições do evento é revertida para os projetos do Instituto Consulado da Mulher, principal ação social da Whirlpool Latin America, que tem como o foco apoiar iniciativas de empreendedorismo feminino em comunidades brasileiras, tendo beneficiado mais de 32 mil mulheres em 12 anos de atuação.