Consulado da Mulher participa do evento de lançamento do minidocumentário sobre refugiadas

Consulado da Mulher participa do evento de lançamento do minidocumentário sobre refugiadas

Nesta terça-feira, 29, ocorreu o Evento de Encerramento Empoderando Refugiadas, no Espaço Itaú Cinema, em São Paulo.

O Empoderando Refugiadas é um projeto coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global, numa iniciativa conjunta com o ACNUR e a ONU Mulheres. Ao todos, são mais de 10 parceiros e o Consulado da Mulher é um deles.

Refugiadas e convidados reunidos no local

Na ocasião, foram apresentados todos os resultados da segunda edição do projeto e realizado o lançamento e exibição do minidocumentário “Recomeços: Sobre Mulheres, Refúgio e Trabalho”, que conta as histórias de dez participantes do Empoderando Refugiadas. O filme, de Fellipe Abreu e Thays Prado, apresenta as diversas trajetórias, estratégias e desafios dessas mulheres em busca de uma oportunidade de recomeçar a vida em outro país.

As empresas presentes também falaram um pouco de como estão olhando para essas refugiadas e de que maneira criam ações para oferecerem uma melhor “adaptação” a elas.

Atualmente, o Consulado está desenvolvendo um trabalho com 5 refugiadas, entre elas sírias e africanas, a fim de desenvolvê-las e aportar conhecimento para que possam gerar renda. As oficinas já estão acontecendo e o plano é que os resultados comecem a surgir nos próximos meses.

Kelly Silva, Coordenadora de Programa Sociais, contando sobre a atuação do Consulado da Mulher com as refugiadas

Entre umas destas refugiadas assessoradas do Consulado, está a Salsabil. Ela e Razan, ficaram responsáveis pelo brunch oferecido no evento e puderam contar um pouco de suas histórias na ocasião e no minidocumentário.

Salsabil e sua filha recém nascida

Razan e Salsabil durante o coffee

O minidocumentário pode ser assistido abaixo: