Consulado da Mulher fecha parceria com Cantina de Escola Militar de Manaus

Consulado da Mulher fecha parceria com Cantina de Escola Militar de Manaus

Geração de renda para mulheres e mudança dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes é o foco do trabalho

É sabido que a obesidade infanto-juvenil tem aumentado 240% nas últimas décadas e que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo está acima do peso ideal. Só no Brasil, mais de 38 milhões de brasileiros enfrentam o sobrepeso.

Hoje, uma criança vai viver dez anos a menos do que seus pais devido ao que ela consome. A possibilidade de reverter este quadro está na mudança dos hábitos alimentares e as razões para esta transformação são grandes: a obesidade causa doenças como Diabetes tipo 2, Depressão, Estresse e Doenças Cardiovasculares, doenças que mais matam nos Estados Unidos.

Pensando nisso, o Consulado da Mulher iniciou assessoria a uma Cantina na Escola Militar Professor Waldocke Fricke de Lyra, em Manaus, conciliando a geração de renda de três pessoas e a introdução de alimentos saudáveis à dieta de 534 crianças e adolescentes.

Cantina Manaus - post1

Após aprovação do Coronel Rudnei Costa Caldas responsável pela diretoria da escola, as ações se iniciaram com a doação de eletrodomésticos Consul e reparos no espaço de produção e atendimento, impactando na fabricação e conservação dos alimentos e na melhoria da qualidade de trabalho das empreendedoras. O aperfeiçoamento dos conhecimentos também é um dos focos do trabalho desenvolvido pelo Consulado da Mulher, que organizou uma manhã de troca de experiências e receitas entre as empreendedoras da Cantina e as do Espaço Solidário da Whirlpool Latin Anerica, que já modificaram seu cardápio com produtos mais saudáveis para os colaboradores da multinacional.

“Nosso trabalho foi mostrar para este grupo que sempre é possível casar a geração de renda com saúde, produtos de qualidade e alimentação balanceada”, explica Gielyzandra da Silva, Coordenadora de programas sociais em Manaus. Gielyzandra comenta que a mudança dos hábitos de consumo das crianças e adolescente não será rápida e fácil, mas que o grupo está se preparando para apresentar produtos saborosos e nutritivos. “Estamos desenhando com as mulheres um cardápio mais saudável com frutas, lanches naturais e até mesmo biscoitos regionais e caseiros, muito mais nutritivos do que os fabricados industrialmente”.

As famílias e os professores também estão integrados a todas estas mudanças, o que favorece a assimilação mais rápida dos benefícios da nova dieta e com efeitos duradouros na vida das crianças. “Os pais e professores são grandes exemplos e formadores de opinião, por isso fizemos uma apresentação especial mostrando os malefícios de uma dieta pautada em produtos extremamente calóricos e industrializados. Eles são a chave para a introdução de hábitos mais saudáveis na vida destas crianças. Desenvolver essa mentalidade neles também é parte fundamental do processo”, enfatiza Gielyzandra. A Coordenadora mostrou-se otimista ao relatar que, após conversa, pais e professores se mostraram abertos às mudanças e se comprometeram a colaborar. “Com o apoio deles e a força de vontade destas empreendedoras, o sucesso do projeto está garantido”, finaliza Gielyzandra.