Favela Orgânica compartilha saberes com Rede União dos Sabores Solidários

Favela Orgânica compartilha saberes com Rede União dos Sabores Solidários

Em oficina de gastronomia alternativa no ABC Paulista, chef de cozinha Regina Tchelly mostra que é possível fazer um mundo melhor a partir da nossa própria cozinha fotogeral

Há quem diga que o ‘lixo de uns, é o tesouro de outros’. A chef de cozinha Regina Tchelly leva o ditado a sério quando o assunto é cozinhar.

Depois de participar da segunda edição do Prêmio Usinas do Trabalho, a fundadora do Favela Orgânica voltou a se encontrar com mulheres apoiadas pelo Instituto Consulado da Mulher. Desta vez, para colocar a mão na massa em uma oficina de gastronomia alternativa. Para viabilizar o encontro, o instituto contou com a parceria da Faculdade de Tecnologia Termomecanica de São Bernardo do Campo, que cedeu toda a sua estrutura para que o encontro fosse concretizado.

Vinte e três mulheres da Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários puderam aprender na prática como criar pratos criativos e sustentáveis, que podem facilmente ser incorporados ao cardápio de seus empreendimentos. Elas também receberam dicas importantes de nutrição, compostagem doméstica e bons hábitos na cozinha.

Antes de começar a oficina, Regina fez questão de levar as meninas para um espaço amplo, onde elas conversaram e fizeram alguns exercícios de alongamento e… autoestima! Animada, ela encorajou que cada participante se abraçasse e reconhecesse a importância do amor próprio para conquistar objetivos e realizar sonhos que, a princípio, parecem impossíveis.

Depois de serem contagiadas pela energia da chef, as empreendedoras também conheceram as instalações da Faculdade de Termomecânica e tiraram dúvidas sobre alimentação com os técnicos da instituição, que deram todo suporte necessário a cada uma delas e à equipe do Consulado da Mulher.

Admiráveis sabores novos

alimentos

Regina Tchelly atuou como uma verdadeira maestra durante toda a oficina, orientando uma orquestra já familiarizada com o mundo da alimentação. Ali estavam reunidas cozinheiras veteranas à frente de restaurantes, serviços de buffet, docerias e padarias de diversas partes de São Paulo.

No entanto, o que conquistou cada uma das mulheres foi a simplicidade com que a chef transformou saberes antigos em novos sabores. De forma carinhosa e amiga, ela compartilhou dicas úteis que englobaram desde o consumo mais consciente de óleo até a elaboração de chás feitos com talos, que podem afastar os inconvenientes da menopausa.

Tudo foi recebido com os olhares de curiosidade e admiração das empreendedoras, que quando possível, gravavam vídeos de cada conselho com seus celulares, aproveitando também para compartilhar seus próprios saberes e experiências. Eram esforços feitos para levar para sempre todo o conhecimento ali compartilhado.

O mesmo elas fizeram com o excedente da oficina: cada empreendedora levou para casa uma marmitinha dos pratos elaborados naquela tarde para dividir com seus familiares e amigos. Beth Anjos, empreendedora do Caoby Aromas e Sabores, se deleitou com as novas ideias. “Eu aprendi muito. Esse brigadeiro de casca de banana, eu jamais pensaria que era possível de fazer. E o recheio de abóbora com casca e creme de leite, parecia até recheio de camarão na moranga!”, suspirou.

takes

Além do brigadeiro e do recheio de casca de abóbora, as empreendedoras elaboraram macarrão ao creme de legumes, uma torta de cascas feita com pão francês e uma massa versátil, de sabor neutro, feita com banana verde, para ser usada em tortinhas, tarteletes, esfihas e quiches. Para acompanhar, elas fizeram suco de melancia com capim limão e recheios inesquecíveis usando casca de melancia com requeijão, casca de banana com alho-poró e talo de brócolis com manjericão.

Para Gracilene Fortes, empreendedora do Paço Municipal de São Bernardo do Campo, a experiência foi “divinérrima”. Segundo ela, o ponto alto da oficina foi a receita de massa de banana verde, que pode ser usada tanto em pratos doces como salgados: “Além de divina, ela não vai gordura, esse é o principal!”.

Entre suspiros de satisfação, as integrantes da Rede de Alimentação saíram da oficina de alma renovada, inspiradas a se amarem mais e a transformarem seus empreendimentos em negócios mais verdes, conscientes e saborosos para o mundo.

» Confira as fotos da oficina em nosso Facebook, clicando aqui.