Café Quintal de Casa em…Colecionando memórias

Café Quintal de Casa em…Colecionando memórias

O meu trabalho representa aquilo que eu tenho dentro de mim para oferecer para as pessoas. É o meu bem para a humanidade!

Humm, tá sentindo esse cheirinho de café no ar? Esse vem com direito a bolo, pães, quiche, rosquinhas, tortas e até caldos. Quem gosta de um ambiente aconchegante para se sentir em casa, tem endereço certo, o Café Quintal de Casa em São Paulo é o lugar ideal para um encontro com os amigos, com a família ou para quem quer experimentar algumas delícias, enquanto aprecia o ambiente. 

Renata, empreendedora e idealizadora do local conta que tudo começou através do grupo de oração da igreja, onde ela sempre levava alguns pratos. O grupo foi crescendo e acabou tendo que se dividir em duas casas; e para não deixar ninguém sem seus quitutes, resolveu começar a vender. Os planos de empreender não faziam parte da sua vida, gostava de trabalhar com informática, a sua área de formação, mas uma pulguinha atrás da orelha começou a agir para que as coisas mudassem. “Eu comecei a pensar: ah, se eu tivesse um café, se eu pudesse proporcionar isso para as pessoas, mas isso era o máximo, nunca planejei. A minha intenção era continuar na minha área”, conta ela. Quando acabou saindo da empresa, decidiu que o ciclo no setor de informática estava encerrado. 

A transição para o empreendedorismo levou quase dois anos. Ainda indecisa sobre qual caminho seguir, Renata viu no grupo da igreja e no gosto pela cozinha as portas se abrirem para uma nova ideia começar a vingar. Com algum tempo de venda, surgiu a oportunidade de fazer cursos de panificação e incrementar o cardápio que já era delicioso. 

O espaço aconchegante e convidativo do Café Quintal de Casa foi idealizado para o lazer da família e dos amigos. Com o sogro pedreiro e o marido marceneiro, a família foi pouco a pouco deixando o local cada vez mais acolhedor. “Começamos a fazer com as coisas que a gente tinha aqui, meu sogro ganhava muitas sobras das obras que fazia”, conta Renata. Com o tempo recebendo amigos e depois amigos de amigos, surgiu a ideia de abrir o lugar. 

O apoio foi o mais inspirador possível. “As pessoas começaram a doar coisas que não usavam mais, como portas, cadeiras. Fizemos como fosse uma casinha de interior”, relata a empreendedora. Uma casinha muito agradável, diga-se de passagem! Os clientes têm essa nostalgia de casa de vó, o que é exatamente a intenção de Renata, que eles resgatem as coisas boas da infância ou que eles criem novas memórias. “Já vieram duas irmãs que falaram que o pão lembrava muito o que a mãe, já falecida há um mês, fazia. Uma vez veio uma senhorinha com mais de 70 anos que começou a chorar na mesa porque o bule lembrava muito a mãe dela”, narra.

Hoje, Renata tem a certeza de que herdou o dom de cozinhar da avó paterna. Mesmo começando a cozinhar já adulta e seguindo o incentivo da mãe para investir tempo e estudo nas áreas que fossem fora de casa, ela sabe que as memórias dos lanches no quintal da casa da avó despertaram esse desejo. “Ela gostava muito de cozinhar e foi até cozinheira, mas eu não aprendi nada com ela, como minha mãe não incentivava, eu nunca procurei”, lembra-se Renata. Até a fogueira que costumavam fazer no quintal da avó ela resgatou para o seu negócio. No começo não deu muito certo, devido a fumaça, mas com a adaptação para uma lareira menor a álcool conseguiu proporcionar aos clientes a sensação agradável e calorosa que tanto queria.

Relação com o Consulado

Renata conheceu o Consulado da Mulher através de grupos de mentoria feminina. Quando ficou sabendo da oportunidade, viu que era a ajuda que precisava para conseguir caminhar sozinha. “Eu resolvi tentar, porque eu percebo que a cada mentoria, o café dá um salto”, orgulha-se ela.

Juntando as inspirações da infância com o apoio do marido, que fica no atendimento e na organização, e do filho que cuida do whastapp e dá suporte na cozinha, a empreendedora conseguiu até aumentar o horário de funcionamento do ambiente. Quem quiser conhecer o local e dar aquela provadinha no pão de mandioca, rosquinha e bolo de laranja, os campeões em venda, pode reservar um horário e os itens do cardápio que vai saborear em sua visita. O desafio é ter que escolher somente alguns, não é verdade?

Visite a página da empreendedora no instagram. Clique aqui!