Instituto Consulado da Mulher recebe Medalha Ruth Cardoso

Instituto Consulado da Mulher recebe Medalha Ruth Cardoso

Cerimônia aconteceu, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paul, Decreto nº 60.278, do dia 22/03/14

post-leda

Representado por sua diretora-executiva Leda Böger, o Instituto Consulado da Mulher recebeu no dia 26 de março, a medalha Ruth Cardoso, distinção criada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo, e oferecida anualmente a pessoas e entidades que atuam na luta pelos direitos das mulheres.

Dentre 56 inscritos, sendo 49 pessoas e 7 entidades, o Consulado da Mulher foi o único instituto agraciado neste ato público.

Em seu discurso, Leda destacou a importância da geração de renda para a transformação da vida das mulheres: “Nós acreditamos na dignidade do trabalho. É a partir do trabalho e não do assistencialismo, que uma mulher  consegue transformar a sua própria realidade. É através da renda que se consegue, moradia, educação,  cidadania e participação política. É com trabalho e renda que se constrói uma sociedade diferente, mais justa e inclusiva para todas as pessoas.”.

Ao final de seu pronunciamento, Leda agradeceu a distinção oferecida ao Consulado da Mulher e afirmou que a outorga desta medalha é um símbolo muito  claro de que o Instituto está no caminho certo no que diz respeito à sua atuação.

Além do Consulado, foram premiados no Palácio dos Bandeirantes: Angélica de Maria de Melo Almeida (Desembargadora e Coordenadora Estadual de Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Poder Judiciário do Estado de São Paulo), Aparecida Gonçalves (Secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), Leci Brandão (Deputada Estadual), Linamara Rizzo Battistella (Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo) e Luiz Maurício Souza Blazeck (Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo).

A medalha

A Medalha Ruth Cardoso foi institucionalizada em 2008 e é entregue anualmente, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A premiação é promovida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Ruth Cardoso dá nome à medalha por sua trajetória como defensora da igualdade de gênero e também por sua participação na criação do próprio conselho.