Conheça os selecionados do Edital Usinas do Trabalho

Conheça os selecionados do Edital Usinas do Trabalho

Programa beneficia empreendimentos solidários que seguem princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo 

 

Selecionados

 

O Edital Usinas do Trabalho, promovido pelo Instituto Consulado da Mulher durante o período de 02 de maio a 28 de junho de 2013, selecionou iniciativas  que geram renda de maneira mais justa e sustentável por meio do empreendedorismo solidário.

Dos 47 inscritos, o edital selecionou 10 empreendimentos populares que se destacaram nos negócios nas áreas de Alimentação e Lavanderia e que seguem os princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo.

Os aprovados são:

Empreendimento Parceiro Cidade Estado
Rede Alimentação Sabor Mineiro UAI União Brasileira de Educação e Ensino / IMS (Instituto Marista de Solidariedade) Belo Horizonte MG
Artes Culinária Associação Movimento do Artesanato Consciente – MAR Fortaleza CE
Bar Bibitantã Associação Vida em Ação São Paulo SP
Bolofotos Prefeitura Municipal de Guarulhos/Coordenadoria de Políticas para as Mulheres São Paulo SP
Mary House Eventos Prefeitura Municipal de Guarulhos/Coordenadoria de Políticas para as Mulheres Guarulhos SP
Mulheres do Capão em Ação Associação Evangélica Beneficente – AEB São Paulo SP
Cozinha Comunitária Cidadania Grupo de Mulheres Cidadania Feminina Recife PE
Associação Lavadeiras Lauro de Freitas Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas Salvador BA
Cozinha Comunitária Prazer de Comer Bem Associação Sócio Educacional e Cultural da Bahia – ADESC Salvador BA
Buffet e Lavanderia Renascer Associação Renascer Mulher Salvador BA

 

O Consulado da Mulher irá assessorar, de maneira presencial e à distância, as atividades realizadas por estes empreendimentos segundo sua Metodologia Própria de Gestão de Empreendimentos Solidários, beneficiando diretamente em torno de 90 pessoas.

Fará, também, a doação de eletrodomésticos da marca Consul, entre geladeiras, freezer e máquinas de lavar roupa, e a doação de R$5 mil para que cada empreendimento invista em seus espaços de produção ou capacitações focando em melhores condições de trabalho.

A cerimônia de premiação acontecerá na cidade de São Paulo no dia 24 de setembro, seguida de 2 dias de formação na Metodologia do Consulado da Mulher, PDCA, construção dos relatórios trimestrais, criação de um Plano Semestral de Assessoria, Segurança Alimentar e Higiene nas áreas de produção. Estas formações acontecerão em auditório cedido pela Fundação Getúlio Vargas, parceria firmada com o Consulado da Mulher por meio da ITCP-FGV.

A Azul é parceira e incentivadora deste edital. A companhia aérea doou 40 passagens aéreas que serão utilizadas pelas representantes de cada empreendimento para a cerimonia e formações e para as visitas técnicas do Consulado nas assessorias.

A hospedagem foi cedida pela rede Accor,  líder mundial em operação hoteleira com 45 anos de experiência.

A Rede de Alimentação União dos Sabores Solidários, formada por 9 empreendimentos assessorados pelo Consulado da Mulher em São Paulo, fornecerá os coffee breaks e os jantares para as capacitações, proporcionando oportunidade de networking e aprendizado aos selecionados.