Voluntário desenvolve aplicativo que facilita gestão financeira de associação de Joinville

Voluntário desenvolve aplicativo que facilita gestão financeira de associação de Joinville

Jedson Monteiro é exemplo de que contribuir com conhecimento e dedicação também é uma forma de voluntariado

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Existem diversas formas de ajudar o próximo e contribuir com a construção de um mundo mais solidário. Estão espalhadas pelo Brasil, e por todo o planeta, ações de voluntariado em que as pessoas podem doar roupas, visitar hospitais, entregar sopas e até mesmo por a mão na massa em canteiros de obras para ajudar quem precisa.

No entanto, também existem ações diferentes em que o voluntário, até mesmo da sua própria casa ou escritório, pode apoiar com seu conhecimento e habilidade o trabalho de iniciativas populares. Foi o caso de Jedson Monteiro, de 47 anos, que é consultor, contador e programador em EXCEL VBA.

Depois de conhecer o Consulado da Mulher por meio de visitas à unidade de Joinville(SC) da Whirlpool Latin America, empresa mantenedora da ação, ele passou a frequentar o Jacatirão Café e Arte, empreendimento que recebe assessoria do instituto e é gerido pela Artculle – Associação de Artesãs e Culinaristas de Joinville.

Os almoços durante a semana na cafeteria evoluíram para uma relação solidária com a associação. Com a mediação do Consulado da Mulher, o consultor desenvolveu um aplicativo financeiro que facilita a rotina do grupo no controle de gastos, estoque e vendas.

A iniciativa, que fortalece o modelo de autogestão dos empreendimentos da associação, foi recebida com muita gratidão pelas artesãs e culinaristas, que viram seu trabalho ser ainda mais valorizado: “Temos certeza de que o aplicativo nos será de real valia, para gerarmos controles melhores e mais alinhados”, disse Simone Zanotti, uma das responsáveis pela área financeira do grupo.

Segundo ela, qualquer empreendimento pode ser beneficiado por ações como esta: “Não é porquê somos artesãs, que não precisamos desses recursos. Ao contrário, precisamos ter dados que nos permitam criar um histórico dos trabalhos realizados e produtos que mais vendem, por exemplo”, explica.

E ninguém melhor do que o próprio voluntário Jedson Monteiro para falar sobre o aplicativo, que foi entregue ao grupo no dia 13 de maio:

jedsonConsulado da Mulher: Por que resolveu desenvolver este trabalho com estas mulheres?

Jedson Monteiro: Trabalhei com micro e pequenas empresas e conheço a rotina de dificuldades na gestão do negócio. Em geral, as pessoas, apesar de reconhecerem a necessidade, não conhecem e não têm acesso às ferramentas de controle interno, entre outros motivos, por ser um investimento alto.

Qual era a necessidade delas?

A maior necessidade era a obtenção de informações de forma eficiente para tomada de decisão. O que implicaria em controlar estoque, vendas, tornar o fluxo de informações ágil, tanto para as artesãs vinculadas ao empreendimento quanto para o Consulado, enquanto Instituto que as assessora.

Qual é o objetivo do aplicativo?

Considerando as peculiaridades do empreendimento, onde estão vinculadas várias artesãs com uma diversidade de produtos, era necessário construir uma ferramenta que concentrasse o maior número de dados possíveis para tornar prático e eficiente o controle. Portanto, o objetivo é promover mais e melhor a organização interna e tornar mais eficiente a gestão do empreendimento, no que se refere ao controle de estoque, às vendas dos produtos, assim como, a posição financeira dessas vendas na sua modalidade de recebimento (dinheiro e cartão de crédito).

Como o aplicativo funciona?

O aplicativo foi desenvolvido por meio de Excel VBA e funciona utilizando MACROS que são uma excelente opção para automatizar tarefas. Dos dados constantes do aplicativo o Usuário/Empreendimento só insere 10% dos dados, os demais serão gerados automaticamente.

O aplicativo é de fácil manuseio?

O aplicativo foi construído levando em consideração, especialmente, a característica do empreendimento e a capacidade do usuário em utilizá-lo. O aplicativo só é finalizado após o usuário/empreendimento se sentir seguro e satisfeito com os resultados de sua utilização.

Em que vai melhorar a gestão do empreendimento com o aplicativo? Quais as vantagens em substituir as folhas de registro e utilizar um aplicativo dessa natureza?

O empreendimento terá um histórico, um banco de dados que possibilita obter um diagnóstico econômico-financeiro do empreendimento; otimizará o tempo na elaboração de relatórios gerenciais para tomadas de decisão que envolvam o negócio; eliminará a execução manual das tarefas, atribuindo eficiência aos processos de gestão; e oportunizará ganhos de produtividade.

Como é ver seu trabalho contribuindo para um empreendimento popular?

É gratificante, na medida em que podemos contribuir para o crescimento das pessoas e de seus sonhos coletivos, como são os empreendimentos populares.