Metodologia

A Metodologia de Gestão de empreendimentos do Consulado da Mulher é um guia utilizado por Educadores Sociais e Parceiros do Instituto para consultoria e acompanhamento de negócios populares compostos majoritariamente por mulheres.

Utilizada nos Programas do Instituto, ela é fundamentada nos princípios da Educação Popular, Equidade de Gênero e Economia Solidária e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos negócios assessorados.

É composta de 30 indicadores, agrupados nos temas: Organização do Trabalho, Indicadores Econômicos, Condições do Trabalho, Auto Gestão, Estrutura e Emancipação, Gênero no Trabalho e Gestão Ambiental.

À partir destes indicadores é feita uma análise dos pontos fortes e fracos do negócio que será a base do plano de ação em que estarão definidas as atividades que serão executadas pelos educadores do Consulado da Mulher em cada empreendimento durante os próximos seis meses.

Passado este período, o empreendimento é reavaliado e um novo plano de ação é criado. Este processo ocorre semestralmente por um período médio de 2 anos até que o empreendimento esteja pronto para “caminhar com as próprias pernas”.

Desde o princípio da assessoria, as empreendedoras são estimuladas a aprender na prática, observando o que pode ser melhorado, o que deu ou não resultado, de forma que as causas de sucesso ou insucesso contribuam para o acúmulo de aprendizados e propiciem o desenvolvimento gradual dos empreendimentos melhorando as condições de trabalho e aumentando a geração de renda.

Em 2009 e 2011 a metodologia foi certificada pela Fundação Banco do Brasil como uma tecnologia social, replicável, inovadora e eficaz, que entrega os resultados aos quais se propõe, comprovando sua relevância social na criação de melhores oportunidades para mulheres brasileiras.

Metodologia online

meto

Clique na imagem acima para ler.