O Consulado da Mulher

acreditamos

Desde 2002 o Instituto Consulado da Mulher trabalha na transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo para mulheres de baixa renda e escolaridade, que vivem em comunidades vulneráveis na periferia das grandes cidades ou em áreas rurais de todo o Brasil.

Tais mulheres são responsáveis por todo ou grande parte do sustento de suas casas e de seus filhos. Por estarem excluídas do mercado de trabalho formal devido à falta de estudo, elas têm como atividade principal trabalhos informais, que geram pouca renda e são distantes, fazendo com que fiquem muitas horas fora de casa e longe da família.

O papel do Consulado da Mulher é fazer com que elas se sintam confiantes e capazes de empreender ou ampliar os seus negócios gerando renda e adquirindo conhecimentos suficientes para ganhar autonomia e sair da informalidade.

Assim, por meio de um processo chamado de Assessoria, que engloba o apoio na criação do negócio, capacitações em técnicas e processos administrativos, elaboração de plano de negócios, cursos técnicos em áreas específicas para o negócio, doação de eletrodomésticos da Consul como meio de produção e, principalmente, “andar de mãos dadas” com as empreendedoras por um período de dois a três anos, o Consulado da Mulher busca viabilizar a realização deste sonho.

..

Manifesto

_missaoO Consulado da Mulher é a Consul transformando os sonhos em realidade. Apostando na vontade das pessoas que, quando estão bem acompanhadas, não têm limites para fazer mais.

Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Para isso, investimos nas mulheres. Elas, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história.

Acreditamos na energia de cada uma em se reinventar e correr atrás, em fazer de um jeito que ninguém pensou que fossem capazes. Por isso, inspiramos as mulheres para fazer mais e melhor. É menos “será que dá” e mais “vai dar, sim!”.

Assim, vamos por todos os cantos do Brasil para apoiar empreendimentos populares, articular parcerias e catalisar ideias. A cada vida que se soma aos nossos 32 mil beneficiados, vemos motivos para celebrar.

É com essa disposição que assumimos a responsabilidade de transformar vontades em verdades e construirmos histórias a partir do que acreditamos.

A gente faz história!

.. quebra

Valores

_valores..

Linha do tempo

  • 2002

    Fundação do Consulado da Mulher em Rio Claro e em Joinville

  • 2007

    - Criação do Programa Usinas do Trabalho.
    - Inauguração do primeiro Espaço Solidário em Joinville.
    - Inauguração do Consulado da Mulher em Manaus

  • 2008

    Inauguração do Consulado em São Paulo

  • 2009/2011

    Metodologia certificada pela Fundação Banco do Brasil, UNESCO e KPMG

  • 2010

    - Reconhecimento pelo Clinton`s Global Initiative.
    - Considerada pelo Prêmio Chairman`s Award a melhor iniciativa de responsabilidade social da Whirlpool Corporation do mundo.

  • 2011

    Prêmio Doar para Transformar, promovido pelo Fundo Social Elas do Institudo Avon.

  • 2012

    - Fundação da Rede de Alimentos União dos Sabores Solidários em SP.
    - Palestra da Diretora-executiva Leda Böger na Rio+20 sobre Igualdade de Gênero.

  • 2013

    - Primeiro prêmio Usinas do Trabalho: parceria com Azul e Accor / IBIS
    - Título de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
    - Consulado da Mulher é aprovado pelo programa We America, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, recebendo recurso para investir em Lavanderia Solidária no Guarujá.
    -Certificado de organização atuante do Movimento Nós Podemos Santa Catarina e que atendeu plenamente aos compromissos assinados no Termo de Adesão em prol dos Objetivos do Milênio.

  • 2014

    -Consulado da Mulher recebe a Medalha Ruth Cardoso
    -Congratulação da Câmara Municipal de Cordeirópolis (SP) pelo trabalho desenvolvido ao Grupo de Mulheres - Recanto das Palmeiras, do Assentamento XX de Novembro.

..