Blog

Consulado da Mulher, Whirlpool e Projeto Giulia realizam evento


Ontem (29), foi realizado um evento para divulgar o aplicativo Giulia e a parceria do Consulado da Mulher e da Whirlpool com o projeto, na Brastemp Experience.

O Giulia é uma tecnologia brasileira desenvolvida para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência auditiva. Esta tecnologia consiste em um aplicativo que transforma os sinais de libra em áudio e vice-versa.

O Prof. Dr. Sc. Manuel Cardoso, CEO da MapInnovation e idealizador do projeto, em uma visita à Boston, nos Estados Unidos, em 2014, conheceu uma pulseira com sensores que permitiam captar os sinais dos músculos do braço e da mão, com o posicionamento físico do mesmo. Naquele momento, ele vislumbrou a possibilidade do uso da pulseira como parte de uma tecnologia que auxiliasse na comunicação dos surdos por meio da língua de sinais.

Depois de muitos estudos, em 2015, nasce a primeira versão do Giulia – o projeto leva este nome, pois anos antes, o professor Manuel conheceu uma garota que tinha paralisia cerebral e conseguiu se comunicar com os pais por meio de um mouse ocular desenvolvido por ele, anos depois e ao conhecer a nova tecnologia acharam mais do que justo o projeto levar o nome dela – baseado na pulseira e no uso de um aplicativo embarcado no smartphone. No ano seguinte, foram feitas as primeiras 100 unidades e distribuídas para testes com pessoas com deficiência auditiva.

Diante deste incrível projeto, a Whirlpool e o Consulado da Mulher viram uma oportunidade de parceria.

Na ocasião, o Armando E Valle Jr., vice presidente da Whirlpool Latin America, ficou responsável pela abertura do evento e falou um pouco sobre as ações realizadas pela Companhia para promover a diversidade e a inclusão.

“No ano passado, demos mais um passo importante para a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, em parceria com o professor Manuel Cardoso e a Map. Somente na Whirlpool, possuímos um público de 156 colaboradores e as dificuldades enfrentadas por essas pessoas vão muito além do que às vezes conseguimos imaginar. Por meio desta parceria, acredito que solucionaremos boa parte destas dificuldades”, afirmou o VP.

Ainda segundo ele, “temos muito orgulho em apoiar uma iniciativa tão inovadora e tão importante. Nossa vontade é disseminar esta ideia e levá-la ao máximo de pessoas possível, queremos que o Giulia faça parte do dia a dia de estudantes e trabalhadores e vamos fazer de tudo para que isso aconteça.”.

Atualmente, a Vanderlane Menezes Gomes, 29, colaboradora da Whirlpool da Unidade de Manaus (AM) e pessoa com deficiência auditiva, está realizando testes com a nova tecnologia para aprimorá-la ao seu ambiente de trabalho.

No evento, Vanderlane se comunicou por meio do aplicativo com frases como: “Meu nome é Vanderlane. O Giulia ajuda na comunicação dos surdos com os ouvintes. O Giulia ajuda na comunicação com colegas no trabalho. O Giulia ajuda a entender português. Com o Giulia o surdo pode chamar ambulância e polícia. Com o Giulia a mãe surda ouve o filho.”.

Já com o Consulado, o Giulia permitirá a criação de workshops e cursos para surdos que queiram empreender. Os grupos serão formados em parceria com a GH Libras – Consultoria em Acessibilidade, bem como instituições voltadas a este público, e tratará de assuntos relacionados ao empreendedorismo.


Glaucia Menezes, consultora da GH Libras – Consultoria em Acessibilidade e Manuel Cardoso, idealizador do Projeto Giulia e CEO da MapInnovation na Brastemp Experience

Na ocasião, Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher, dissertou sobre a missão do Instituto e de que maneira esta parceira move o ponteiro da inclusão.

“Hoje, o Consulado dá mais um passo para garantir a inclusão social e a geração de renda por meio do empreendedorismo. A expectativa é que possamos transformar cursos básicos em avançados e apoiar cada vez mais empreendedores com deficiência auditiva”, afirma a diretora.

Após a apresentação, as empreendedoras Marcia Monteiro, do Fio de Azeite, e a Carla Carvalho, do Carla Honey, ficaram responsáveis por todos os alimentos servidos aos jornalistas e convidados presentes.

Marcia Monteiro, do Fio de Azeite, preparando o cardápio do evento


Carla, empreendedora assessorada e Larissa, sua filha, com o carrinho do Carla Honey, no evento.

Para conhecer mais sobre o Projeto Giulia, clique aqui.

Comments

comments

Comentários

Name*

Email* (never published)

Website